Rentabilidades de Agosto

Nota: As rentabilidades mencionadas são líquidas de comissões administrativas, de gestão e de depósito, calculadas com base no valor da UP. Rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras.




Timing the Market Does Not Pay Off When You Miss the Best Days!!! Why Mistiming The Market Can Be Disastrous.

Agosto é, estatisticamente, um mês pouco interessante em termos de performance nos mercados acionistas e por isso muitos investidores optam por afastar-se dos mercados durante o período estival.

Mas… há sempre exceções e este ano essa atitude de cautela revelou-se desastrosa para muitos investidores. Depois de um dos períodos de maior turbulência da história recente, registamos este ano o melhor mês de agosto dos últimos 34 anos (ou seja, desde 1986), com os principais índices acionistas a exibir um comportamento muito positivo e de grande otimismo.

Esta é uma realidade que contrasta em larga medida com o cenário macro económico com que somos confrontados diariamente no fluxo noticioso: quebra na atividade económica, aumento do desemprego, disparo dos défices públicos, etc.. Maior exemplo será os EUA, onde os índices bolsistas de referência, atualmente em máximos, foram acompanhados por uma divulgação de uma queda histórica do PIB de cerca -31.7% (valor anualizado) no 2º trimestre e com o disparar do desemprego para cima dos 10%!