Que tipos de fundos de pensões existem?


Um Fundo de Pensões é um património autónomo que se destina ao financiamento de um ou mais planos de pensões. É uma forma complementar de reforma que permitirá sonhar com um futuro mais risonho.

Fundo de Pensões Fechado

Respeita apenas a um associado ou, envolvendo vários associados, se existir um vínculo empresarial, associativo, profissional ou social entre eles e for necessário o seu acordo para a entrada de novos associados no fundo. Um fundo de pensões fechado constitui-se através de um contrato celebrado entre a entidade gestora e os associados .

Fundo de Pensões Aberto

Não é exigida a existência de qualquer vínculo entre os diferentes aderentes ao fundo, dependendo a adesão ao fundo aberto unicamente de aceitação pela entidade gestora. Os fundos de pensões abertos permitem preservar um plano de pensões próprio e, simultaneamente, viabilizar uma diversificação acrescida e uma gestão mais eficiente.
Consoante o previsto no regulamento de gestão de um fundo de pensões aberto, podem-se distinguir dois tipos de adesão:
Adesão coletiva – quando se efetua através de um ou, havendo um vínculo empresarial, associativo, profissional ou social entre eles, vários associados.
Adesão individual – quando se efetue pela simples subscrição de unidades de participação por contribuintes.

Fonte: ASF

Através do investimento numa adesão individual a Fundo de Pensões Aberto Reforma, portugueses que tenham mais de 65 anos ou se encontrem na situação de reforma, que sejam proprietários de uma habitação própria permanente e, que por qualquer razão, vendam esse património, podem beneficiar de isenção fiscal sobre a mais valia obtida.




Rentabilidades dos últimos 12 meses e Cotações
SGF Reforma

18/05/2022sgf Reforma Garantidasgf Reforma Conservadorasgf Reforma Equilibradasgf Reforma Stoik
RENTABILIDADE 2022 (YTD) -3,05%-3,57%-3,41%-14,63%
Rentabilidade dos últimos 12 meses-1,52%-0,99%-0,20%-6,31%
cotação (€)4,883215,75359,152786,27374
classe de risco3334

Clique aqui para ver o Histórico das Cotações dos Fundos SGF



Qual é o papel da sua empresa?

Para as empresas, os Fundos de Pensões são, não só extremamente atrativos do ponto de vista fiscal, como também uma ótima ferramenta de gestão que premeia o mérito das equipas e torna-se atraente na contratação e manutenção dos melhores quadros.

Os Fundos de Pensões Fechados são soluções pensadas à medida dos seus objetivos. Muito flexíveis, os Fundos de Pensões Fechados adaptam-se às necessidades específicas da sua empresa.

Já os Fundos de Pensões Abertos são as soluções já existentes que se adaptam ao perfil da sua empresa. Conte com a nossa equipa de especialistas para o ajudar a definir a solução mais adequada.

SGF REFORMA GARANTIDA

O objetivo do Fundo é preservar o capital investido, procurando minimizar a volatilidade/risco e proporcionar um rendimento estável a médio e longo prazo, com garantia de capital.

SGF REFORMA CONSERVADORA

O objetivo do Fundo é obter uma rendibilidade acima das carteiras médias de obrigações através de uma elevada diversificação do investimento, procurando minimizar a volatilidade/risco através de uma importante base de obrigações e imobiliário.

SGF REFORMA EQUILIBRADA

O objetivo do Fundo é maximizar o capital no médio prazo, através do investimento em ações e obrigações, procurando minimizar a volatilidade/risco, através de uma elevada diversificação de zonas geográficas e gestores, e de uma base importante de investimentos em obrigações e imobiliário.

SGF REFORMA STOIK

O SGF Reforma Stoik segue uma estratégia de investimento em empresas líderes de mercado – empresas de grande qualidade, que possuem uma estrutura financeira sólida e forte resiliência nas diferentes fases do ciclo. A carteira encontra-se diversificada por 20 a 30 empresas de várias geografias, moedas e setores; sendo o investimento baseado em regras e numa filosofia de seleção de empresas para o longo-prazo. A alocação a ações poderá ser ajustada de acordo com a fase do ciclo económico e financeiro, podendo ascender neste fundo até aos 99%.

Porque queremos que o plano de pensões seja uma ferramenta estratégica da sua empresa, seja qual foi o veículo que selecione, poderá definir um plano de contribuições sujeito à verificação de determinados parâmetros económicos, financeiros ou outros que acautelem os interesses da sua empresa.

Conte com a nossa equipa de especialistas para o ajudar a definir a solução mais adequada para a sua empresa.